22 de out. de 2013

LOCAL DAS APRESENTAÇÕES E DO CREDENCIAMENTO


Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá - FAFIPAR
Rua Comendador Correia Junior, 117 - Centro
83203-560 - Paranaguá - PR
Fone: (41) 3423-3644 - Fax: (41) 3423-1611

LANÇAMENTOS IV



Mulheres de Graciliano (EDUEL, 2013), do professor Marcos Hidemi de Lima (UTFPR-Pato Branco),  aborda as personagens femininas dos romances S. Bernardo, Angústia e Vidas secas, de Graciliano Ramos.


Em  Por uma nova arrumação do mundo: a obra de Mia Couto em seus pressupostos ecosóficos (Editora  UNESP), o professor de literatura Márcio Matiassi Cantarin contextualiza os escritos de Couto em relação aos aspectos políticos, sociais e literários de Moçambique e faz considerações sobre a origem da separação entre o humano e o mundo natural, oferecendo uma visão geral sobre as teorias ecocrítica e ecofeminista. 


Histórias em quadrinhos & cinema: adaptações de Alan Moore e Frank Miller. Denise Azevedo Duarte Guimarães. UTP. O livro investiga o intenso diálogo entre HQs e cinema nas últimas décadas. Delineia conceitos analíticos e interpretativos julgados seminais para o estudo das adaptações de textos ficcionais impressos para as telas

16 de out. de 2013

LANÇAMENTOS III






Este livro, basicamente um manual, foi elaborado de maneira prática e objetiva para alunos e pessoas que desejam iniciar seu aprendizado sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras.  Por ser uma língua,  exclusivamente, de modalidade visual espacial, criamos um personagem para representar os sinais e expressões mais comuns da Libras. Inicialmente, elaborado para as aulas de Libras da Educação a Distância da Universidade Aberta do Brasil – UAB, rapidamente se tornou um grande sucesso de aceitação, e os pedidos incessantes por uma publicação de maior alcance, fez com que elaborássemos esse material, muito mais amplo e abrangente, sem perder, contudo, sua praticidade. O livro  “Libras: aprender está em suas mãos” é, portanto, um material de apoio e estudo indispensável que deve acompanhar estudantes e interessados em qualquer lugar, promovendo assim uma interação rápida e fácil entre professores, intérpretes, alunos ouvintes e surdos no aprendizado da Libras. Além dos sinais básicos da Libras, ele traz uma discussão sobre a inclusão, processo de escrita do aluno surdo, cultura e identidades surdas contribuindo, assim, para que o leitor compreenda alguns parâmetros e elimine certos pré-conceitos em relação ao sujeito surdo e à comunidade surda em geral.

Informações sobre as apresentações

Caros participantes,
algumas informações sobre as apresentações:
  • tempo de cada comunicação: 30 minutos. Sugerimos que sejam usadas os 20 primeiros minutos para a exposição do trabalho e reservados os 10 minutos finais para perguntas e comentários dos ouvintes. 
  • horário das comunicações: obedeceremos rigorosamente ao horário das comunicações mesmo em caso de ausência de comunicadores. Também não será possível a alteração da ordem das comunicações.

11 de out. de 2013

LANÇAMENTOS II



Parábola Editorial






CENAS SURDAS: os surdos terão lugar no coração do mundo?
Parábola Editorial 2013
Autor(es):
Renato Dente Luz

Esse livro investiga o que fazer para que os surdos se constituam en­quanto pessoas, a partir dos anseios dos pais de surdos entrevistados na pesquisa. Os conceitos teóricos que guiam esse percurso são aparição, em suas dimensões ética, subjetiva e situacional, em contraposição aos fenômenos psi­cossociais que podem impedir/dificultar esse acontecimento. Depois, temos os conceitos de narrativa e de cena, explorados nas cenas surdas introdutórias e nas cenas surdas parentais.





AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM
Parábola Editorial 2013
Autor(es): Michèle Kail

Já há alguns anos, a compreensão da maneira como aprendemos a falar foi se tornando mais precisa. Pesquisas demonstraram que o feto é sensível, nos últimos meses de gestação, aos sons de sua língua materna. Algumas técnicas, especialmente o ultrassom, possibilitaram observar o cérebro em ação quando a fala é produzida ou recebida pela criança. Comparações interlínguas também foram particularmente fecundas, ao revelarem especialmente as restrições específicas impostas por determinada língua. Desde a produção articulada de sons até a elaboração de discursos, essa obra analisa os processos de apropriação de sua língua materna por parte da criança.




Gênero: história, teoria, pesquisa, ensino

Parábola Editorial 2013
Autor(es): Anis S. Bawarshi, Mary Jo Reiff

Panorama da teoria, pesquisa e pedagogia de gêneros segundo as diferentes tradições que as embasam, a fim de dar conta das variações e sobreposições no terreno aplicado. O livro traz um panorama histórico dos gêneros; descreve e explica as principais questões e a pesquisa que levaram à reconceitualização de gênero e o significado dessa reconceitualização para o estudo e o ensino da escrita; examina a pesquisa atual e as linhas de desenvolvimento do estudo de gêneros; apresenta exemplos de metodologias para realização da pesquisa em gêneros e explora as possibilidades e implicações do uso de gêneros no ensino da escrita em diversos níveis e disciplinas. Uma investigação dos gêneros dos pontos de vista histórico, teórico e pedagógico.



Escol@ conectada: os multiletramentos e as TICs
Parábola Editorial 2013
Autor(es):
Roxane Rojo

A instituição escolar precisa preparar a população para um funcionamento da so­ciedade cada vez mais digital e fazer do ciberespaço um lugar onde se possa conviver com diferenças e identidades múltiplas. Em termos de letramento, é preciso tratar da hipertextualidade e das relações entre as diversas linguagens que compõem um texto, compreender os textos da hipermídia. O que se busca aqui é uma educação linguística adequada a um alunado multicultural, capaz de trazer aos alunos projetos de futuro que considerem três dimensões: a diversidade produtiva, o pluralismo cívico e as identidades multifacetadas.





Da Linguística Formal À Linguista Social
Parábola Editorial 2013
Autor(es):
Roberto Gomes Camacho
Esboço historiográfico, que resgata o processo recente de construção e de consolidação do paradigma variacionista, nem sempre cabalmente conhecido por jovens pesquisadores. Esse esboço historiográfico constrói-se, na primeira parte, com o surgimento e a conso­lidação do modelo, especialmente superando o formalismo dos paradigmas estrutural e gerativo; passa depois, na segunda parte, por uma descrição de uma fase crítica, que desvela as limitações do próprio paradigma variacionista; encerra-se na terceira parte com uma tentativa de resolução e de evolução possível do método, em busca de um caráter mais social para a linguística do que o ecumenismo do estruturalismo saussuriano.




Sete erros aos quatro ventos: a variação linguística no ensino de português

Parábola Editorial 2013
Autor(es):
Marcos Bagno

Os livros didáticos constituem a principal ferramenta para o processo de letramento de alunos e docentes. Entre os diversos conteúdos didáticos, figura o tratamento da variação linguísti­ca. Esse livro analisa o tratamento dado à variação linguística nos livros didáticos e insiste na necessidade de um tratamento em que a realidade da língua não seja falseada, mas exposta com serenidade e explicada com argumentos seguros. Só assim será possível transformar o jogo dos sete erros num jogo de muitos acertos!



Estudos do discurso: perspectivas teóricas
Parábola Editorial 2013
Autor(es):
Luciano Amaral Oliveira
Como Foucault, Fairclough, Althusser ou Pêcheux contribuíram para os estudos do discurso? Esse livro fornece informações e reflexões sobre as contribuições desses e de outros sete teóricos. Elaborado para os estudantes de letras, graduandos e pós-graduandos, esse livro apresenta fontes importantes nas quais estudiosos do discurso têm bebido. A ideia é dar ao leitor a oportunidade de conhecer um pouco dessas fontes não apenas para nelas mergulhar, mas também para compreender melhor o pensamento de teóricos que se debruçaram sobre fenômenos do discurso.




Leitura de literatura na escola
Parábola Editorial, 2013
Autor(es):
Maria Amélia Dalvi, Neide Luzia de Rezende, Rita Jover-Faleiros
Nas últimas quatro décadas tem havido intensa discussão sobre literatura e ensino e uma crítica ferrenha às práticas escolares de (não)leituras literárias. Com o refinamento das novas tecnologias e a adesão praticamente absoluta dos estudantes a esses meios, reforçam-se algumas problemáticas a propósito das quais se tornou premente pensar: qual o papel da literatura na educação e, particularmente, na escola? O que sabemos, podemos e queremos em relação às práticas escolares atinentes à literatura? Que mudanças são necessárias? É possível (e mais: é desejável) potencializar a literatura na formação de crianças e jovens, pela via educacional? Como pensar a leitura de literatura em tempos como os nossos?





O português no século XXI
Parábola Editorial, 2013
Autor(es):
Luiz Paulo da Moita Lopes (org)
Eis um convite para uma aventura intelectual. É necessário abandonar o conforto de determinados axiomas sobre os quais assentamos nosso trabalho, é imprescindível despirmo-nos de crenças que balizaram nossa atitude científica. Esse livro destrói a ilusão da objetividade e da neutralidade científica, não fingindo outra objetividade e outra neutralidade, mas explicitando as ideologias sobre as quais seus textos se fundam. Português no século XXI propõe uma epistemologia fundada na instabilidade, na continuidade, na mistura linguística, nas práticas de linguagem, na heterogeneidade, nos fluxos, nas trocas, nos entrelugares.





Múltiplas linguagens para o ensino médio
Parábola Editorial 2013
Autor (es):
Clecio Bunzen e Márcia Mendonça (orgs.)

Familiarizados com a formação inicial e continuada de educadores, com as práticas escolares, com as políticas públicas, com as questões de pesquisa própria do ensino médio, os autores desta obra introduzem, contextualizam, ana­lisam e exemplificam o gênero ou o letramento focalizado, para, na sequência, reservar um lugar de destaque a sugestões sobre seu uso nas práticas pedagógicas. Esse livro tem relevância para uma escola atenta a seu tempo e antecipa a responsabilidade e o compromisso com o fazer pedagógico, sobretudo se considerados os enormes desafios postos à educação formal na



INTRODUÇÃO À TEORIA ENUNCIATIVA DE BENVENISTE
Parábola Editorial, 2013
Autor(es)
Valdir do Nascimento Flores
Introdução à teoria enunciativa de Benveniste é um livro de leituras que reúne as interpretações feitas sobre uma obra que tem sido objeto de muito estudo e ensi­no. Está presente no livro boa parte do que se popularizou nos estudos enunciativos: os principais conceitos, temas, algumas dificuldades de leitura etc., em vista de propor uma perspectiva de interpretação que alicerce leituras já realizadas e alavanque novas possibi­lidades de sentido para a teoria benvenistiana. No fim de cada capítulo – com exceção do primeiro e do sexto –, o autor inclui uma sugestão de temas para debate e um glossário de termos utilizados no capítulo.