Parábola Editorial
CENAS SURDAS: os surdos terão lugar no
coração do mundo?
Parábola Editorial 2013
Autor(es): Renato Dente Luz
Esse livro investiga o que fazer para que os surdos se constituam enquanto pessoas, a partir dos anseios dos pais de surdos entrevistados na pesquisa. Os conceitos teóricos que guiam esse percurso são aparição, em suas dimensões ética, subjetiva e situacional, em contraposição aos fenômenos psicossociais que podem impedir/dificultar esse acontecimento. Depois, temos os conceitos de narrativa e de cena, explorados nas cenas surdas introdutórias e nas cenas surdas parentais.
AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM
Parábola Editorial 2013
Parábola Editorial 2013
Autor(es): Michèle Kail
Já
há alguns anos, a compreensão da maneira como aprendemos a falar foi se
tornando mais precisa. Pesquisas demonstraram que o feto é sensível, nos
últimos meses de gestação, aos sons de sua língua materna. Algumas técnicas,
especialmente o ultrassom, possibilitaram observar o cérebro em ação quando a
fala é produzida ou recebida pela criança. Comparações interlínguas também
foram particularmente fecundas, ao revelarem especialmente as restrições
específicas impostas por determinada língua. Desde a produção articulada de
sons até a elaboração de discursos, essa obra analisa os processos de
apropriação de sua língua materna por parte da criança.
Gênero: história, teoria, pesquisa, ensino
Parábola
Editorial 2013
Autor(es):
Anis S. Bawarshi, Mary Jo ReiffPanorama da teoria, pesquisa e pedagogia de gêneros segundo as diferentes tradições que as embasam, a fim de dar conta das variações e sobreposições no terreno aplicado. O livro traz um panorama histórico dos gêneros; descreve e explica as principais questões e a pesquisa que levaram à reconceitualização de gênero e o significado dessa reconceitualização para o estudo e o ensino da escrita; examina a pesquisa atual e as linhas de desenvolvimento do estudo de gêneros; apresenta exemplos de metodologias para realização da pesquisa em gêneros e explora as possibilidades e implicações do uso de gêneros no ensino da escrita em diversos níveis e disciplinas. Uma investigação dos gêneros dos pontos de vista histórico, teórico e pedagógico.
Escol@ conectada: os
multiletramentos e as TICs
Parábola
Editorial 2013
Autor(es): Roxane
Rojo
A instituição escolar precisa preparar a população para um funcionamento da sociedade cada vez mais digital e fazer do ciberespaço um lugar onde se possa conviver com diferenças e identidades múltiplas. Em termos de letramento, é preciso tratar da hipertextualidade e das relações entre as diversas linguagens que compõem um texto, compreender os textos da hipermídia. O que se busca aqui é uma educação linguística adequada a um alunado multicultural, capaz de trazer aos alunos projetos de futuro que considerem três dimensões: a diversidade produtiva, o pluralismo cívico e as identidades multifacetadas.
Da Linguística Formal À Linguista Social
Parábola Editorial 2013
Autor(es): Roberto Gomes Camacho
Parábola Editorial 2013
Autor(es): Roberto Gomes Camacho
Esboço historiográfico, que resgata o processo
recente de construção e de consolidação do paradigma variacionista, nem sempre
cabalmente conhecido por jovens pesquisadores. Esse esboço historiográfico
constrói-se, na primeira parte, com o surgimento e a consolidação do modelo,
especialmente superando o formalismo dos paradigmas estrutural e gerativo;
passa depois, na segunda parte, por uma descrição de uma fase crítica, que
desvela as limitações do próprio paradigma variacionista; encerra-se na
terceira parte com uma tentativa de resolução e de evolução possível do método,
em busca de um caráter mais social para a linguística do que o ecumenismo do
estruturalismo saussuriano.
Sete erros aos quatro ventos: a variação linguística no ensino de português
Parábola Editorial 2013Autor(es): Marcos Bagno
Os livros didáticos constituem a principal ferramenta para o processo de letramento de alunos e docentes. Entre os diversos conteúdos didáticos, figura o tratamento da variação linguística. Esse livro analisa o tratamento dado à variação linguística nos livros didáticos e insiste na necessidade de um tratamento em que a realidade da língua não seja falseada, mas exposta com serenidade e explicada com argumentos seguros. Só assim será possível transformar o jogo dos sete erros num jogo de muitos acertos!
Nas últimas quatro décadas tem havido intensa
discussão sobre literatura e ensino e uma crítica ferrenha às práticas
escolares de (não)leituras literárias. Com o refinamento das novas tecnologias
e a adesão praticamente absoluta dos estudantes a esses meios, reforçam-se
algumas problemáticas a propósito das quais se tornou premente pensar: qual o
papel da literatura na educação e, particularmente, na escola? O que sabemos,
podemos e queremos em relação às práticas escolares atinentes à literatura? Que
mudanças são necessárias? É possível (e mais: é desejável) potencializar a
literatura na formação de crianças e jovens, pela via educacional? Como pensar
a leitura de literatura em tempos como os nossos?
Eis
um convite para uma aventura intelectual. É necessário abandonar o conforto de
determinados axiomas sobre os quais assentamos nosso trabalho, é imprescindível
despirmo-nos de crenças que balizaram nossa atitude científica. Esse livro
destrói a ilusão da objetividade e da neutralidade científica, não fingindo
outra objetividade e outra neutralidade, mas explicitando as ideologias sobre
as quais seus textos se fundam. Português no século XXI propõe uma
epistemologia fundada na instabilidade, na continuidade, na mistura
linguística, nas práticas de linguagem, na heterogeneidade, nos fluxos, nas
trocas, nos entrelugares.
Múltiplas linguagens para o ensino médio
Parábola Editorial 2013
Autor (es): Clecio Bunzen e Márcia Mendonça (orgs.)
Familiarizados com a formação inicial e continuada de educadores, com as práticas escolares, com as políticas públicas, com as questões de pesquisa própria do ensino médio, os autores desta obra introduzem, contextualizam, analisam e exemplificam o gênero ou o letramento focalizado, para, na sequência, reservar um lugar de destaque a sugestões sobre seu uso nas práticas pedagógicas. Esse livro tem relevância para uma escola atenta a seu tempo e antecipa a responsabilidade e o compromisso com o fazer pedagógico, sobretudo se considerados os enormes desafios postos à educação formal na
Parábola Editorial 2013
Autor (es): Clecio Bunzen e Márcia Mendonça (orgs.)
Familiarizados com a formação inicial e continuada de educadores, com as práticas escolares, com as políticas públicas, com as questões de pesquisa própria do ensino médio, os autores desta obra introduzem, contextualizam, analisam e exemplificam o gênero ou o letramento focalizado, para, na sequência, reservar um lugar de destaque a sugestões sobre seu uso nas práticas pedagógicas. Esse livro tem relevância para uma escola atenta a seu tempo e antecipa a responsabilidade e o compromisso com o fazer pedagógico, sobretudo se considerados os enormes desafios postos à educação formal na
INTRODUÇÃO À TEORIA ENUNCIATIVA DE BENVENISTE
Parábola Editorial, 2013
Autor(es) Valdir do Nascimento Flores
Parábola Editorial, 2013
Autor(es) Valdir do Nascimento Flores
Introdução à teoria enunciativa
de Benveniste é um livro de leituras que reúne as interpretações feitas sobre
uma obra que tem sido objeto de muito estudo e ensino. Está presente no livro
boa parte do que se popularizou nos estudos enunciativos: os principais
conceitos, temas, algumas dificuldades de leitura etc., em vista de propor uma
perspectiva de interpretação que alicerce leituras já realizadas e alavanque
novas possibilidades de sentido para a teoria benvenistiana. No fim de cada
capítulo – com exceção do primeiro e do sexto –, o autor inclui uma sugestão de
temas para debate e um glossário de termos utilizados no capítulo.