Normas
para publicação nos anais com trabalhos completos apresentados no XXI Seminário
do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná
Os textos completos devem seguir
as especificações aqui descritas e ser enviados para o e-mail artigocellip@uol.com.br
até 20/09/2013, com assunto identificado como Trabalho
completo de [Nome completo do(s) autor(es)].
Somente serão aceitos os artigos que seguirem as normas
abaixo.
O texto deve ser redigido em português, espanhol ou inglês, e
possuir entre 08 e 12 páginas, excluindo as referências e os anexos. O limite
máximo do texto, incluindo as referências e os anexos, é de 15 páginas.
O artigo deve ser digitado
em gravado em arquivo no formato “.doc”, em página de tamanho A4 (21 cm X
29,7 cm), com margem esquerda de 3 cm e margens superior, inferior e
direita com 2,5 cm. A fonte deverá ser Times New Roman, tamanho
12 (com exceção das citações de mais de 3 linhas e das notas de rodapé).
E-MAIL: No campo Assunto da mensagem eletrônica, escrever: Trabalho completo de
[Nome completo do(s) autor(es)].
ARQUIVO: No
arquivo anexo, escrever: [Número da área temática]-
[Título do trabalho completo].doc.
Exemplo: 06- Aspectos gramaticais como recurso
argumentativo em textos escolares.doc.
As páginas não devem ser numeradas.
O TÍTULO: Deve vir em caixa alta, em
negrito e centralizado, em espaçamento 1,5, no alto da primeira página, a
partir da segunda linha, com no máximo 100 caracteres, tamanho de fonte
12.
NOME DO AUTOR: Completo, em espaçamento 1,5, com
apenas o sobrenome em caixa alta, 2 linhas abaixo do título, alinhado à
direita. Cada nome deve acompanhar a filiação institucional a que
pertence ou o programa ao qual esteja vinculado, por extenso, logo abaixo do nome
do(a) autor(a). Não se devem utilizar siglas.
Se for necessário mencionar a agência financiadora do
trabalho, deve-se fazê-lo em nota de rodapé. O mesmo serve também para citar a
colaboração de colegas e técnicos, a origem do trabalho (ex.: derivado de tese
ou dissertação) e quaisquer outros fatos de divulgação eticamente necessários.
Ressaltamos que os textos são de inteira responsabilidade de seus autores.
- Professor universitário: Após o seu nome, deve colocar a sigla da
instituição, entre parênteses. Em nota de rodapé puxada após os parênteses, inserir
o nome completo do departamento, do centro (ou instituto, ou faculdade), da
instituição, da cidade, do estado, do país e o endereço eletrônico do autor.
- Alunos de pós-graduação: Após o seu nome, deve colocar a sigla PG, seguida
da sigla da instituição, entre parênteses. Em nota de rodapé puxada após os
parênteses, inserir o nome completo do programa de pós-graduação. A
seguir, caso seja bolsista, informar a modalidade de bolsa. Na sequência,
inserir o nome completo do centro (ou instituto, ou faculdade), da instituição,
da cidade, do estado, do país e o endereço eletrônico do autor.
- Alunos de graduação: Após o seu nome, deve colocar a sigla G, seguida da
sigla da instituição, entre parênteses. Em nota de rodapé puxada após os
parênteses, inserir a expressão “Estudante de graduação indicado(a) pelo(a)
Prof(a). Dr(a)./Ms...”. A seguir, caso seja bolsista de iniciação científica,
informar a modalidade de bolsa. Na sequência, inserir o nome completo do curso
de graduação, do centro (ou instituto, ou faculdade), da instituição, da
cidade, do estado, do país e o endereço eletrônico do autor.
- Professor da educação básica
1) Professor da rede pública: Deve colocar, após o seu nome, a sigla do núcleo
regional (ou delegacia regional), seguida do nome da cidade, entre parênteses.
Exemplo: (NRE/Londrina).
2) Professor da rede particular: Deve colocar, após o seu nome, o nome pelo qual o
colégio é conhecido, seguido do nome da cidade, entre parênteses. Exemplo:
(Marista/Londrina).
Por fim, em nota de rodapé puxada
após os parênteses, o professor da educação básica deverá inserir o nome
completo da escola, o nome completo do Núcleo Regional (no caso do professor da
rede pública), a cidade, o estado, o país e o endereço eletrônico do autor.
RESUMO: Precedido desse subtítulo em
negrito e dois pontos, com a inicial em maiúscula, em parágrafo único, entre
150 e 200 palavras, justificado, sem adentramento, em espaçamento simples, 2
linhas abaixo do nome do autor.
PALAVRAS-CHAVE: No máximo 4, precedidas desse subtítulo em negrito e
dois pontos, com a inicial da primeira palavra em maiúscula, separadas por
ponto, fonte normal, em alinhamento justificado, espaçamento simples, sem
adentramento, duas linhas abaixo do resumo.
TEXTO: Iniciado 2 linhas abaixo das palavras-chave,
em espaçamento 1,5. O alinhamento deverá ser justificado nas margens
esquerda e direita, com adentramento de 1,25 cm na primeira linha,
espaçamento 1,5 cm entre linhas e espaçamento duplo entre parágrafo e título,
citações, exemplos, tabelas, assim como entre título e subtítulo.
Os subtítulos correspondentes às seções do trabalho
deverão figurar à esquerda, em negrito, sem numeração e sem adentramento, somente
a primeira letra em maiúscula. Os subtítulos obrigatoriamente utilizados
(Resumo, Palavras-chave, Referências) também
se submetem a essa formatação. Usar espaçamento duplo entre o título, introdução
e as palavras-chave, da mesma forma que entre a seção Introdução (e as demais
seções) e o corpo do texto.
OUTROS ELEMENTOS: Imagens,
tabelas e gráficos devem ser numerados consecutivamente e a legenda
centralizada abaixo da imagem, em fonte Times New Roman, tamanho 11.
CITAÇÕES: Até
3 linhas, devem ser inseridas no próprio parágrafo do texto, entre aspas
duplas. Citações com mais de 3 linhas devem ser colocadas em parágrafo
distinto, a 4cm da margem esquerda, sem aspas, com fonte tamanho 11 e
espaçamento simples. Continuar o texto 2 linhas depois, todas novamente em
espaçamento 1,5.
PALAVRAS ESTRANGEIRAS:
Em textos redigidos em português, as palavras estrangeiras devem vir em
itálico.
NOTAS DE RODAPÉ: As
notas devem ser inseridas em rodapé, em fonte Times New Roman, tamanho 10, na
mesma página em que se insere seu número de chamada.
REFERÊNCIAS: 2
linhas após o texto, precedidas desse subtítulo em negrito e dois pontos, em
espaçamento 1,5. A primeira referência deve ser colocada duas linhas depois do
subtítulo, alinhada à esquerda, sem adentramento, espaçamento simples. As
referências devem ser separadas uma da outra por 1 linha, em ordem alfabética
de sobrenomes.
NOTAS: deverão ser reduzidas ao
mínimo e colocadas no pé da página, parágrafo justificado, fonte
tamanho 10 e espaçamento simples. As remissões para o rodapé
deverão ser feitas por números, na entrelinha superior.
ANEXOS: Inclua-os somente
quando imprescindíveis à compreensão dos textos.