8 de out. de 2013

LANÇAMENTOS




A Tessitura da Escrita
Organizadores - Iara Bemquerer Costa; Maria José Foltran;
Autores - Claudia Mendes Campos, Cloris Porto Torquato, Daniela Zimmermann Machado,     Iara Bemquerer Costa, Josélia Ribeiro, Luciana Pereira da Silva, Maria José Foltran, Teresa Cristina Wachowicz.
Uma das funções mais importantes da escola é formar estudantes que escrevam bem e com fluência. Mas como fazer isso? A tessitura da escrita é dirigida aos professores de Português que se preocupam em orientar seus alunos com relação aos textos produzidos por eles. O livro apresenta conceitos teóricos delineados no interior da Linguística Textual e dos estudos do Letramento (que estão presentes nos atuais documentos oficiais sobre o ensino de língua), com muita clareza e didática. Assim, a obra inova ao deslocar a questão da correção da escrita escolar para o lugar da análise e da explicação, permitindo que se conceba a avaliação da escrita como um processo em que a reflexão sobre gêneros, leitura, coerência, dialogismo, referenciação, articulação e letramento é fundamental. A Linguística Textual traz a possibilidade de desmembrar o texto a partir de categorias de análise. Isso instrumentaliza o professor tanto no sentido de orientar a construção, o fazer textual, como no de sua análise, de sua correção e de sua crítica.




Fundamentos Sintáticos do Português Brasileiro
Autora - Célia Moraes de Castilho
Fundamentos sintáticos do Português Brasileiro é uma contribuição valiosa para a compreensão da gramática do Português Arcaico, revelada através do estudo da formação das perífrases verbais no Português Brasileiro atual e no Português Europeu padrão. O livro não se atém ao problema das perífrases, mas dá uma visão geral do que acontece com a gramática do Português Arcaico. Compara esse tópico, também, com fenômenos similares em outras línguas, como o inglês e o francês, e faz um recuo até o latim. A autora detalha dados de pesquisa oriundos de textos literários e não literários antigos e ainda inclui um capítulo teórico no qual explica o fenômeno estudado dentro de uma visão de mudança paramétrica.




Gramática do Português Culto Falado no Brasil - Vol. VII - a construção fonológica da palavra
Coordenador da coleção – Ataliba T. de Castilho
Organizadora - Maria Bernadete M. Abaurre
Autores - Dinah Callou, Emilio Gozze Pagotto, João Antônio de Moraes, Leda Bisol, Yonne Leite.
Os capítulos reunidos neste volume apresentam, em seu conjunto, os resultados das pesquisas desenvolvidas pelos membros do Grupo de Trabalho de Fonética e Fonologia ao longo dos dez anos do Projeto de Gramática do Português Falado, coordenado por Ataliba T. de Castilho. Dessa forma, os capítulos são representativos dos fenômenos descritos para a caracterização do componente fônico do português do Brasil. Esta obra, voltada especificamente para professores e alunos de cursos de graduação da área de Letras e Linguística, é acessível a todos os interessados que não são necessariamente especialistas na área de Fonética e Fonologia.
Sobre a coleção - A coleção Gramática do português culto falado no Brasil é o resultado de anos de pesquisas realizadas por alguns dos mais importantes linguistas do nosso país. Com esta coleção, nossa língua ganha uma gramática descritiva de referência, que engloba os níveis fonológico, morfológico, sintático e textual, estudados a partir de dados coletados em situações reais de uso da variante culta do português falado no Brasil. Graças à pesquisa compendiada nesta coleção, o português brasileiro passou a ser a primeira língua românica a ter sua variedade culta amplamente descrita.




Linguagem e Política - Vol. 1 - princípios teórico-discursivos
Organizadores - Alexandre Marcelo Bueno, Oriana N. Fulaneti.
Autores - Arnaldo Cortina, Conrado Moreira Mendes, Denis Bertrand, Diana Pessoa de Barros, Elizabeth Harkot-de-La-Taille, Federico Montanari, Glaucia Proença Lara, José Luiz Fiorin, Juan Alonso Aldama, Kati Caetano.
Desde a democracia grega, a “arte do bem falar” encontra-se associada à política. Partindo dessa afirmação e do fato de que tanto a política quanto os estudos de linguagem vêm conhecendo inúmeras transformações nas últimas décadas, surge a necessidade de reflexões sobre a relação entre linguagem e política na atualidade. Esta obra, dividida em dois volumes – sendo o primeiro mais teórico e o segundo mais analítico –, é concebida para propor ao leitor uma maior compreensão do funcionamento do discurso político. Este primeiro volume privilegia aspectos teóricos e explora o funcionamento de determinados elementos constitutivos e/ou estratégias empregadas nos discursos políticos. Dessa forma, os textos tratam de categorias mais amplas e abstratas, o que disponibiliza ao leitor, pesquisador ou estudante de Letras e áreas afins um suporte teórico atual, de amplo alcance, que pode ser utilizado como ferramenta para outras análises, diversas daquelas apresentadas nesta obra. Os capítulos trazem trabalhos representativos de grandes especialistas do Brasil e do mundo, como José Luiz Fiorin e Denis Bertrand, e apresentam diversas abordagens existentes atualmente na Semiótica de linha francesa.

Linguagem e Política - Vol. 2 - estratégias, valores, interações e paixões
Organizadores - Alexandre Marcelo Bueno, Oriana N. Fulaneti.
Autores – Norma Discini, Odair Moreira da Silva, Franciscu Sedda, Jacques Fontanille, Anne Beyaert-Geslin, Luís Alexandre Pessôa.
Este volume mostra as contribuições que os estudos discursivos de abordagem Semiótica de linha francesa trazem para se compreender como a política se organizava no passado e como ela pode ser compreendida na contemporaneidade globalizada. A obra está dividida em duas partes. A primeira apresenta análises de discursos de momentos históricos específicos, enquanto a segunda se debruça sobre questões políticas contemporâneas. Reunindo uma diversidade de especialistas brasileiros e estrangeiros com uma variedade de análises que vão do estudo de cartas ao estudo de filmes e artigos de jornais, esta obra constitui uma importante ferramenta para estimular a discussão e incentivar novas análises, semióticas ou não, sobre política.




Linguística da Internet
Organizadoras - Tânia G. Saliés; Tania G. Shepherd;
Autores - Antônio Carlos S. Martins, Daniel de Agustinis Silva, David Crystal, Júlio Araújo, Junia Braga, Kanavillil Rajagopalan, Márcia Regina de Oliveira, Maristela Rivera Tavares, Messias Dieb, Naomi Baron, Nelly Carvalho, Rita Kramer, Susan Herring, Tony Berber Sardinha, Vera Menezes.
A internet é um mundo gigantesco a ser explorado. Ela engloba mais de mil línguas (e o português é uma das mais usadas, atrás somente do inglês, do chinês, do espanhol e do japonês); um sem-número de pessoas atuando social e culturalmente; uma infinidade de textos de diversas naturezas que criam novas possibilidades de comunicação, de interação e, até mesmo, de aparecimento de novas línguas. O que dizer do internetês, por exemplo? Trata-se de um assunto de que muito se fala, mas sobre o qual pouco se conhece. A Linguística, então, entra nesse mundo com o propósito de analisar todos os aspectos oferecidos, em termos de língua e linguagem, por essa nova realidade comunicativa proporcionada pela internet. Nesse contexto, esta obra surge como ferramenta essencial para estudantes e especialistas da área entenderem esse fenômeno comunicativo com mais profundidade, ao apresentar e investigar temas ligados ao que se tem de mais recente na pesquisa linguística sobre a rede mundial de computadores.




Linguística? Que é isso?
Organizador - José Luiz Fiorin.
Autores - José Luiz Fiorin, Esmeralda Vailati Negrão, Evani Viotti, Norma Discini, Ronald Beline.
A Linguística é uma ciência pouco conhecida ou completamente desconhecida pelas pessoas em geral. E, como é comum acontecer com aquilo ou com aqueles que desconhecemos, ela é constantemente alvo de prejulgamentos – tendo sido acusada inclusive de renegar a norma culta e de contribuir para a destruição da língua portuguesa por defender modos “errados” de falar. Ou seja: o preconceito não atinge somente os diferentes falares. A própria Linguística que os estuda é objeto de atribuições e rótulos infundados. Este livro, que reúne grandes especialistas da área, surge para explicar o que é, afinal, a Linguística. Para isso, trata das funções e características da linguagem humana, para depois discorrer sobre os cinco grandes objetos teóricos criados pela Linguística dos séculos XIX e XX: a língua, a competência, a variação, a mudança e o uso. Com um texto fácil e agradável, esta obra torna acessíveis questões complexas da ciência da linguagem – sem, entretanto, simplificá-las – tanto para estudantes e professores de línguas como para interessados em geral.




Semântica, semânticas – uma introdução
Organizadores - Celso Ferrarezi Junior; Renato Basso;
Autores - Erik Miletta Martins, Leci Borges Barbisan, Luiz Arthur Pagani, Maria Luiza Cunha Lima, Paula Lenz, Teresa Cristina Wachowicz, Valdir do Nascimento Flores.
O estudo do significado, tanto em sua dimensão mais ampla quanto em sua dimensão linguística (semântica), é uma busca constante da humanidade. As teorias sobre o estudo do significado linguístico divergem com relação à ênfase em diversos aspectos desse objeto, atuando em várias interfaces distintas, com inúmeras aplicações e dentro de referenciais teóricos diferentes, cada uma delas com seus comprometimentos epistemológicos, sua metalinguagem e sua agenda de pesquisa. Finalmente temos uma obra em que essa ampla gama de teorias semânticas é apresentada. Organizado pelos professores Celso Ferrarezi Junior e Renato Basso, este livro apresenta as principais teorias e vertentes teóricas, mostram o que elas estudam e como estudam. Em cada capítulo, um especialista apresenta, de forma didática, a teoria de sua especialidade e oferece exemplos práticos e sugestões de leitura. Especialmente voltada a estudantes de Letras de graduação e pós-graduação, esta obra traz ao leitor um leque de opções variado para quem quer conhecer a(s) semântica(s).



Saussure: a invenção da linguística
Organizadores - José Luiz Fiorin, Leci Borges Barbisan, Valdir do Nascimento Flores.
Autores - Carlos Piovezani, Cristina Altman, Eliane Silveira, Hozanete Lima, José Luiz Fiorin, Leci Borges Barbisan, Marcio Alexandre Cruz,     Maria Fausta Pereira de Castro, Maria Francisca Lier-DeVitto, Mônica Nóbrega, Raquel Basílio, Valdir do Nascimento Flores.
Ferdinand de Saussure é a figura mais importante da Linguística moderna. Por ter estabelecido o objeto da Linguística, ele pode ser considerado o criador da ciência da linguagem. Suas ideias revolucionaram esse campo de pensamento e, dada sua importância para a área, tornou-se um clássico. Como tal, permanece essencial para os estudos linguísticos da atualidade. Tendo isso em vista, os autores reunidos neste livro – grandes especialistas da área e professores de universidades de diferentes regiões do país – oferecem um panorama da pesquisa saussuriana atual no contexto da Linguística brasileira. Colocando em discussão o pensamento de Saussure sob diferentes pontos de vista, reveem temas e conceitos estabelecidos por ele, englobando da fala à língua, da diacronia à sincronia, do significante ao significado, além de contemplar outros diversos pontos fundamentais debatidos pelo mestre genebrino. Organizada pelos professores José Luiz Fiorin, Valdir do Nascimento Flores e Leci Borges Barbisan, esta obra é essencial para estudantes e especialistas da área conhecerem ou revisitarem as ideias do chamado “pai da Linguística”.




Novo Manual de Sintaxe
Autores: Carlos Mioto, Maria Cristina Figueiredo Silva, Ruth Lopes
O ensino de sintaxe nas nossas universidades estava carente de material didático que focasse os estudos dos fenômenos sintáticos do português brasileiro especificamente. Fruto da experiência dos autores em salas de aula, e a partir de observações e críticas de vários professores ouvidos por eles, este Novo manual de sintaxe preenche essa lacuna, aproximando os alunos de graduação e pós-graduação de Letras dos estudos de gramática. Esta obra é um guia completo para o ensino de sintaxe de visão formalista: o leitor conta com a apresentação em detalhes da estrutura de uma sentença, sua estrutura em árvore, explicações sobre as mais variadas teorias, sugestões de leitura e exercícios que ajudam na compreensão e fixação dos conceitos expostos.