Normas para publicação nos Anais do Evento

Normas para publicação nos anais com trabalhos completos apresentados no XXI Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná
                                                                                                                   
Os textos completos devem seguir as especificações aqui descritas e ser enviados para o e-mail artigocellip@uol.com.br até 20/09/2013, com assunto identificado como Trabalho completo de [Nome completo do(s) autor(es)].

Somente serão aceitos os artigos que seguirem as normas abaixo.

O texto deve ser redigido em português, espanhol ou inglês, e possuir entre 08 e 12 páginas, excluindo as referências e os anexos. O limite máximo do texto, incluindo as referências e os anexos, é de 15 páginas.

O artigo deve ser digitado em gravado em arquivo no formato “.doc”, em página de tamanho A4 (21 cm X 29,7 cm), com margem esquerda de 3 cm e margens superior, inferior e direita com 2,5 cm. A fonte deverá ser Times New Roman, tamanho 12 (com exceção das citações de mais de 3 linhas e das notas de rodapé).

E-MAIL: No campo Assunto da mensagem eletrônica, escrever: Trabalho completo de [Nome completo do(s) autor(es)].

ARQUIVO: No arquivo anexo, escrever: [Número da área temática]- [Título do trabalho completo].doc.
Exemplo: 06- Aspectos gramaticais como recurso argumentativo em textos escolares.doc.

As páginas não devem ser numeradas.

O TÍTULO: Deve vir em caixa alta, em negrito e centralizado, em espaçamento 1,5, no alto da primeira página, a partir da segunda linha, com no máximo 100 caracteres, tamanho de fonte 12.

NOME DO AUTOR: Completo, em espaçamento 1,5, com apenas o sobrenome em caixa alta, 2 linhas abaixo do título, alinhado à direita. Cada nome deve acompanhar a filiação institucional a que pertence ou o programa ao qual esteja vinculado, por extenso, logo abaixo do nome do(a) autor(a). Não se devem utilizar siglas.

Se for necessário mencionar a agência financiadora do trabalho, deve-se fazê-lo em nota de rodapé. O mesmo serve também para citar a colaboração de colegas e técnicos, a origem do trabalho (ex.: derivado de tese ou dissertação) e quaisquer outros fatos de divulgação eticamente necessários. Ressaltamos que os textos são de inteira responsabilidade de seus autores.

- Professor universitário: Após o seu nome, deve colocar a sigla da instituição, entre parênteses. Em nota de rodapé puxada após os parênteses, inserir o nome completo do departamento, do centro (ou instituto, ou faculdade), da instituição, da cidade, do estado, do país e o endereço eletrônico do autor.

- Alunos de pós-graduação: Após o seu nome, deve colocar a sigla PG, seguida da sigla da instituição, entre parênteses. Em nota de rodapé puxada após os parênteses, inserir o nome completo do programa de pós-graduação. A seguir, caso seja bolsista, informar a modalidade de bolsa. Na sequência, inserir o nome completo do centro (ou instituto, ou faculdade), da instituição, da cidade, do estado, do país e o endereço eletrônico do autor.

- Alunos de graduação: Após o seu nome, deve colocar a sigla G, seguida da sigla da instituição, entre parênteses. Em nota de rodapé puxada após os parênteses, inserir a expressão “Estudante de graduação indicado(a) pelo(a) Prof(a). Dr(a)./Ms...”. A seguir, caso seja bolsista de iniciação científica, informar a modalidade de bolsa. Na sequência, inserir o nome completo do curso de graduação, do centro (ou instituto, ou faculdade), da instituição, da cidade, do estado, do país e o endereço eletrônico do autor.

- Professor da educação básica
1) Professor da rede pública: Deve colocar, após o seu nome, a sigla do núcleo regional (ou delegacia regional), seguida do nome da cidade, entre parênteses. Exemplo: (NRE/Londrina).

2) Professor da rede particular: Deve colocar, após o seu nome, o nome pelo qual o colégio é conhecido, seguido do nome da cidade, entre parênteses. Exemplo: (Marista/Londrina).
Por fim, em nota de rodapé puxada após os parênteses, o professor da educação básica deverá inserir o nome completo da escola, o nome completo do Núcleo Regional (no caso do professor da rede pública), a cidade, o estado, o país e o endereço eletrônico do autor.

RESUMO: Precedido desse subtítulo em negrito e dois pontos, com a inicial em maiúscula, em parágrafo único, entre 150 e 200 palavras, justificado, sem adentramento, em espaçamento simples, 2 linhas abaixo do nome do autor.

PALAVRAS-CHAVE: No máximo  4, precedidas desse subtítulo em negrito e dois pontos, com a inicial da primeira palavra em maiúscula, separadas por ponto, fonte normal, em alinhamento justificado, espaçamento simples, sem adentramento, duas linhas abaixo do resumo.

TEXTO: Iniciado 2 linhas abaixo das palavras-chave, em espaçamento 1,5. O alinhamento deverá ser justificado nas margens esquerda e direita, com adentramento de 1,25 cm na primeira linha, espaçamento 1,5 cm entre linhas e espaçamento duplo entre parágrafo e título, citações, exemplos, tabelas, assim como entre título e subtítulo.
Os subtítulos correspondentes às seções do trabalho deverão figurar à esquerda, em negrito, sem numeração e sem adentramento, somente a primeira letra em maiúscula. Os subtítulos obrigatoriamente utilizados (Resumo, Palavras-chave, Referências) também se submetem a essa formatação. Usar espaçamento duplo entre o título, introdução e as palavras-chave, da mesma forma que entre a seção Introdução (e as demais seções) e o corpo do texto.

OUTROS ELEMENTOS: Imagens, tabelas e gráficos devem ser numerados consecutivamente e a legenda centralizada abaixo da imagem, em fonte Times New Roman, tamanho 11.

CITAÇÕES: Até 3 linhas, devem ser inseridas no próprio parágrafo do texto, entre aspas duplas. Citações com mais de 3 linhas devem ser colocadas em parágrafo distinto, a 4cm da margem esquerda, sem aspas, com fonte tamanho 11 e espaçamento simples. Continuar o texto 2 linhas depois, todas novamente em espaçamento 1,5.

PALAVRAS ESTRANGEIRAS: Em textos redigidos em português, as palavras estrangeiras devem vir em itálico.

NOTAS DE RODAPÉ: As notas devem ser inseridas em rodapé, em fonte Times New Roman, tamanho 10, na mesma página em que se insere seu número de chamada.

REFERÊNCIAS: 2 linhas após o texto, precedidas desse subtítulo em negrito e dois pontos, em espaçamento 1,5. A primeira referência deve ser colocada duas linhas depois do subtítulo, alinhada à esquerda, sem adentramento, espaçamento simples. As referências devem ser separadas uma da outra por 1 linha, em ordem alfabética de sobrenomes.

NOTAS: deverão ser reduzidas ao mínimo e colocadas no pé da página, parágrafo justificado, fonte tamanho 10 e espaçamento simples. As remissões para o rodapé deverão ser feitas por números, na entrelinha superior.


ANEXOS: Inclua-os somente quando imprescindíveis à compreensão dos textos.